segunda-feira, 28 de março de 2011

ADMINISTRADOR DO FUTURO





Com base na essêcia do futuro,podemos perceber um grande avanço da técnologia em nossas vidas, isso subtênde-se que para pensarmos em melhorar nossa história, temos que nos adaptar a essa realidade que nos possibilita viajar sem sair do lugar.
Com essa ferramenta em mãos podemos afirmar que para ser um profissional de sucesso temos que saber manipular a maquina com um domínio total dos programas nelas existentes.  
Sobre tudo, para formar um ótimo administrador do futuro não é necessário só saber de conteúdo, mas estar preparado para cada passo de novas invenções do mundo globalizado...


Odair Daniel

A INFORMÁTICA NAS EMPRESAS, BENEFÍCIOS E CONSEQUÊNCIAS


USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO PARA REDUZIR O CUSTO COM TELEFONIA
O que acontece na prática é a perda de produtividade de funcionários por estarem sempre conversando com “paqueras”, namorado(a), amigo(a), etc. Também existe o risco de vazamento de informações através deste tipo de tecnologia. Outro fator que contribui para o bloqueio desta ferramenta combinada ao e-mail pessoal é a invasão de privacidade. A empresa não pode monitorar o e-mail ou o messenger pessoal do seu funcionário. E tudo que não pode ser monitorado deve ser bloqueado.
Mas se a empresa bloqueia o uso do messenger, o hacker interno procura alternativas de acesso, tais como o web messenger (ferramenta que permite o acesso ao comunicador através de uma página web). Já detectei alguns casos onde o web messenger estava programado para capturar o usuário e a senha do messenger. Em muitos casos o hacker interno acredita estar burlando o esquema de segurança da sua empresa, mas na verdade está caindo em uma armadilha virtual.

DESESPERO PELO ORKUTAs empresas lutam contra os hackers internos que buscam formas de acessar a popular rede social do Google. É comum estar explícito na política de segurança da empresa que é proibido o acesso ao Orkut e a outros sites de relacionamento. Porém, algumas pessoas não agüentam ficar algumas horas sem acessar o Orkut e procuram técnicas para burlar o esquema de segurança.
O mais absurdo que consegui detectar foram casos onde o funcionário da empresa entra em contato via telefone com um colega que está em casa ou em outra empresa, dai essa pessoa fornece o seu usuário e enha para o amigo acessar o Orkut. Depois o amigo copia os recados que estão no Orkut e envia os recados para o e-mail corporativo do colega. Ou seja, mesmo com o site do Orkut bloqueado, o hacker interno está acessando os seus recados utilizando o próprio e-mail corporativo.


Andréia Portela
Referência:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/2209/a_informatica_nas_empresas_beneficios_e_consequencias

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO



 Edilene  Teixeira 
Everton Patrick


Através de pesquisa ralizada no livro Administração dos autores Freeman e Stoner, constatamos que nunhuma organização pode funcionar sem uma toria de motivação, todavia, admiistradores utilizam esse recurso para elevar/alcançar o sucesso da empresa.
Para Freeman e Stoner (2010, p.322), motivação é "os fatores que provocam,canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo". Neste livro existem três modelos de teoria da motivação:
  • Teoria do Modelo Tradicional - o modelo tradicional é associado a teoria de Frederick Taylor e à administração científica: essa motivação utiliza o sistema de incentivo salarial onde quem trabalha mais merece ganhar mais, de início esse sistema parecia funcionar,entretanto à medida que a produção aumentava, os administradores notavam que não havia a necessidade de muitos trabalhadores exercendo tarefas específicas, assim, existian muitas demissões, com isso os trabalhadores começavam a exigir estabilidade no trabalho, de preferencias a aumentos salariais tempoarios e insignificantes.
  • Teoria do Modelo das Relações Humanas - segundo o pensamento de Elton Mayo e outros pesquisadores, a repetição das tarefas e o tédio, diminuiam a motivação dos trabalhadores, conclusão óbvia "os administradores poderiam motivar os empregados reconhecendo suas necessidades sociais e fazendo com que se sentissem úteis e importantes" (FREEMAN e STONER, 2010, p. 322)
  •  Modelo de Recursos Humanos - nesse modelo Mc Gregor e outros pesquisadores criticam os dois modelos anteriormente cirtados denominando-os de Teorias X e Y. De acordo com Mc Gregor (1960 apud Freeman e Stoner 2010, p.322) a teoria X  "trata-se de uma visão tradicional da motivação, afirmando que o trabalho é desagradável para os empregados que devem ser motivados através de força, de dinheiro ou de elogios". Na teoria Y é mais otimista "é a suposição de que as pessoas são inerentemente motivadas a trabalhar e a realizar um bom serviço" (MC GREGOR, 1960 apud FREEMAN  e STONER, 2010, p. 323)


Referência Bibliográfica:

FREEMAN, R. Edward; STONER, James A. F.. Administraçao. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010  

MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL






Motivação é uma característica individual, que algumas pessoas tem e outras não. Sabemos que a motivação e o resultado da interação entre a pessoa e a situação que ela enfrenta.
Monaghan (s/d apud Stoner; Edward Freeman, 2010, p. 321) As pessoas trabalham por desafios, para ver seus esforços recompensados e para obter um sentido de participação e cooperação.
Nenhuma empresa pode funcionar sem comprometimento e de esforço por parte dos membros. Por isso as empresas precisam está sempre construindo novas formas de demonstrar recompensas aos seus funcionários.
Não é simples estabelecer condições ou princípios motivadores, por que o comportamento humanos e complexo pelo trabalho e nem sempre conseguimos entender a personalidade das pessoas que, além de problemas pessoais, trás consigo, os motivos particulares e de suas relações no meio em que vive quando não esta trabalhando.
Existem vários fatores que ajudam com que os empregados a procedam a favor dos interesses da empresa, como: Melhor. remuneração, Oportunidade de progredir, Tratamento humano dentre outros. Tudo isso e importante para o trabalhador é o administrador deve procurar esses fatores dentro das possibilidades da empresa, proporcionando aos empregados mais satisfação e interesses
Andréia Portela
Kelly Barbosa

Referências: 
ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A. Fundamentos de Administração: Conceitos Essenciais e Aplicações.4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração: 5.ed. Riode Janeiro: LTC, 2010.
SILVA, Adelphino Teixeira. Administração e Controle: 10.ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MOTIVAÇÃO: BOM TRATAMENTO, BOM DESEMPENHO

Numa empresa o administrador deve ter iniciativa, criatividade, autonomia, autoconfiança e otimismo. E para motivar seus funcionários deve oferecer uma qualidade no tratamento aos seus trabalhadores, pois influencia fortemente em seu desempenho, ou seja, bom tratamento trás bom desempenho. Motivar requer dialogo, compreensão, interação, respeito e humanização no ambiente de trabalho.
O administrador não pode ignorar a existência da motivação (é proporcionar um motivo a uma pessoa, estimulando a agir de maneira desejada, pois é certo que a pessoa a que trabalha numa empresa deve ter seus motivos (é qualquer coisa que leva a pessoa a praticar uma ação), para assim proceder.
Para Silva (1997, p.74) ``Motivação do ponto de vista do administrador pode afirmar que ela compreende a criação de condições que proporcionam satisfação ao pessoal que trabalha sobre sua ordem``. Mas não é tão simples, pois cada ser humano é diferente, portanto suas necessidades são individuais, por exemplo, o que é motivação para um, pode não ser motivação para o outro.
Alguns tipos de motivação:
·         Melhor remuneração;
·         Projeção e prestigio social;
·         Oportunidade de progredir;
·         Trabalho interessante;
·         Tratamento humano.
Podemos concluir que motivação é primordial para o bom desempenho das empresas, pois cada pessoa precisa de um motivo satisfatório para produzir e desenvolver melhor seus trabalhos para alcançar seus objetivos.

Referência:
SILVA, Adelphino Teixeira da. Administração e controle. 10.ed. São Paulo: Atlas S.A, 1997.


                                                                                                             Gisele B. Pimheiro
                                                                                                               Lauren Oliveira

MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL

Motivação e o resultado da interação entre o endividuo e a situação que ele enfrenta. Entende-se por motivação empresarial o esforço que as pessoas fazem para alcançar seus objetivos na empresa.
Pode-se dizer que motivação te 3 elementos básicos que são esforço, objetivos organizacionais e necessidade. Quando uma pessoa esta motivada, tende-se esforçar bastante e esse esforço quando é direcionado para organização da bom resutados. Existem três tipos de teoria sobre motivação: A teoria da Herarquia das necessidades, de Maslow ,que diz que existe uma hierarquia de cinco tipos de necessidade, que encluiem: necessidade de segurança, necessidade fisiológicas, necessidades sociais, necessidade de estima e necessidade de auto-realização.

A Teoria x e a teoria y, de MCGREGOR, a teoria x carcteriza-se como a teoria dos negativos, onde os funcionários não gostam de trabalhar. A teoria y, é caracterizada como possitiva, que diz que os funcionários podem ver o trabalho como algo natural como descanço ou lazer .Tem a teiria de motivação higiene, proposta pelo psicólogo Frederik,que diz que a atitude de cada funcionário é determinante para o sucesso ou fracasso da instituição.


ROBBINS, Stephen p. fudamentos de administração: conceitos essencias e aplicações, 4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Discentes: Laurenice Viana Marine
                John Deivid da Conceição Silva

MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL




MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL

Darlen Raquel
Edinelma Sá
Heliane Oliveira

 


A motivação como o próprio nome diz, se refere a expressão de motivar, levantar.
“ A motivação refere-se as forças que energizam, dirigem e sustentam o esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários, como, piscar de olhos ( que geralmente tem pouco a ver com a administração ), é motivado. Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho com habilidades e entendimentos adequados de sua função, essa pessoa será altamente produtiva .“ (BATEMAN; SNELL, 1998, p. 360 ).
De acordo com os autores, os administradores, precisam de uma maneira para motivar os seus funcionários, ou seja, existem segundo eles, cinco metas, que mostram como a empresa deve motivar as pessoas à:
1.    Fazer parte da organização;
2.    Permanecer na organização;
3.    Comparecer ao trabalho regularmente;
4.    Ter bom desempenho;
5.    Demonstrar cidadania.
Através disso, grandes  pessoas se tornam funcionários comprometidos e desempenhados a fazer tarefas que possam ajudar a sua empresa, tornando-a mais produtiva e passando a ter uma organização que possa funcionar sem turbulências. Administradores eficientes, precisam e necessitam desempenhar suas funções com motivação e entusiasmo, podendo oferecer a seus colaboradores, facilidades como: treinamentos, ferramentas necessárias para desempenhar um bom trabalho, sem os quais, até mesmo pessoas altamente motivadas não terão  bom desempenho.  Ainda, assim, mesmo elas tendo tudo o que precisam, elas necessitam estar dispostas a isso.

Pois,  de acordo com BATEMAN; SNELL (1998, p. 361), “ As melhores abordagens, incluem as praticas de estabelecer metas, reforçar o desempenho, satisfazer as necessidades das pessoas, criar funções motivantes e influenciar as crenças das pessoas sobre o desempenho, alcançar equidade e oferecer uma vida de trabalho de alta qualidade.
Referência:
BATEMAN, Thomas S, e SNELL, Scott A. Administração: Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas S.A, 1998.

MOTIVANDO O EMPRESARIO




Para muitos uma motivação seria quando ao formar uma empresa e logo de imediato querer obter o seu lucro, mas para sua surpresa não é dessa forma que ocorre.
As grandes e pequenas empresas precisam ter organização, reunir as ideias e ter um bom planejamento e outros pontos fundamentais para que aconteça tudo dentro do que foi planejado.
Para Drucker (2000, p.9 ) "A capacidade de reunir, organizar e manusear informações por meios de computadoresempresa especifica é de maneira dificil que mesmo quando as pequenas empresas precisarão do auxilio de um  conferiu ao pessoal das empresas novas ferramentas de gestão". As empresas tem que ter diversas fontes de informações, com sua triagens nas mas diversas especificação, uma administrador.   


REVIEW, Harvard Business, Medindo o Desempenho Empresarial; Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro:Campus, 2000. 
Kácia Celiane
Otávio Augusto




MOTIVAÇAO EMPRESARIAL



Breno Felipe
Josivan Henrique

Segundo Silva (1997, p.73) “Para bem dirigir seus subordinados um administrador deve motivar, comunicar, coordenar e liderar.” Estes quatros componentes do administrador são importantes para bem dirigir seus subordinados que estão sob suas ordens.
A motivação humana vem sendo objeto de estudo por parte da psicologia moderna, existindo diversos livros que tratam do assunto à mostrar as razões do nosso comportamento . A motivação do ponto de vista do gestor, que compreende a criação de condições que proporcionem a satisfação necessária ao pessoal.
Contudo, existem alguns fatores que influem nos subordinados, fazendo com que procedam favoravelmente aos interesses da empresa, melhor remuneração, projeção e prestigio social, oportunidade de progredir, trabalho interessante e tratamento humano.



Referência:
SILVA, Adephino Teixeira da.  Administração e controle. 10 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL



Motivação são fatores que provacam,canalizam e sustentam o comportamento de um individuo,a medida que essas necessidades vão sendo satisfeitas os individuos ficam mais motivados e mais produtivos.O tédio e a repetitividade reduzem a motivação,os contatos sociais ajudam a criar e manter a motivação.Para bem dirigir seus subordinados o administrador deve motivar,comunicar,coordenar e liderar,estes quatro comportamentos do administrador sao importantes no desempenho do pessoal que esta sob suas ordens.A melhor maneira para se motivar seu.colaboradore;melhor remuneração(bons salarios),projeção e prestigio social,oportunidade de progredir,trabalho interessante e tratamento humano
MASLOW(1954 apud OLIVEIRA,2008,p.166) ”...quando se conclui que existe uma hierarquia de necessidade humana que determinam o nível de motivação das pessoas para o maior ou menor nível de produtividade deste processo".
Referências:
SILVA, Adelprino Teixeira. Administração e controle. 10.ed. Sao Paulo: Atlas, 1997
STONER, James A. F; FREEMAN, R. Edward, Administração. 10.ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2010

Luara Oliveira
Malba de Souza

INFORMÁTICA EDUCATIVA


Já é realidade no tempo atual, a grande presença das novas tecnologias na educação, sendo caracterizada como ferramenta de apoio, ou como objeto fundamental para a realização deste ato. Esta inserção provoca também, novas práticas e, estas por sua vez, nem sempre possuem alteradas suas essências, pois de certa forma se inserem dentro de uma concepção de pensamento que independe da utilização deste ou daquele recurso.
O presente texto pretende refletir acerca da relação da informática, que talvez seja a maior representação das tecnologias no campo da educação, com a sua inserção dentro da concepção de paradigmas do conhecimento.

    A dinâmica do ser humano se caracteriza pelo movimento, pela constante construção e criação de idéias e conceitos. Neste contexto, os paradigmas que determinam seu rumo e atividades, são constantemente renovados, gerando descobertas, incertezas e até mesmo em alguns casos, soluções.
Iêda Figueira

FONTE CONSULTADA:

NOVAS TECNOLOGIAS

EDUCAÇÃO POPULAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Nos últimos tempos, nossa sociedade presencia uma proliferação acelerada dos recursos tecnológicos que se apresentam cada vez mais acessíveis à população em geral. Esta disseminação facilitou a comunicação interpessoal, pois ampliou e incrementou a gama de possibilidades no que se refere aos instrumentos capazes de permitir a interatividade entre as pessoas. Ao mesmo tempo, estes instrumentos tecnológicos criaram certa dependência, a ponto de não se conceber o mundo hoje sem essas facilidades.
Iêda Figueira

FONTE CONSULTADA:

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

A motivação está relacionada amplamente no modo de vida em que vivemos, sobre ttudo a motivação empresarial, constitue-se em um ambiente de trabalho propício a um rendimento maior quando os empregados estão motivados a tendencia é aumentar o nivel de produção.
Isso ocorre quando o patrão da um incentivo salarial, e nao fica restrito somente a isso engloba uma serie de fatores que leva o trabalhador a uma sinergia quando relacionado a uma melhor projeção e prestigio social, isso faz do empregado importante para a organização. A oportunidade de progredir acarreta a maior esperença de conseguir seus objetivos dentro da empresa. O tratamento humano está estritamente do corpo de pessoas que compoe a organização, isso faz com que o empregado  seja muito importante no trabalho que ele exerce dentro da empresa. Com tudo isso só aumenta a satisfação, alegria, comprometimento e a produção.




Ângelo Madson
Odair Daniel



 Referência:
JAMES, A.F. Stoner ; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010  


MOTIVAÇÃO = CRESCIMENTO

Motivação é um componente muito importante na vida de qualquer pessoa. Precisamos de estímulos, incentivos, razões ou motivos para fazermos qualquer coisa.
Segundo Maximiano (2009, p. 232) "[...] um comportamento que afeta o desempenho das pessoas e das organizações."
No campo da administração ou em qualquer outro não é diferente, pois as forças ou motivos, influenciam no desempenho das pessoas em diferentes situações.
Uma pessoa bem motivada apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho, trazendo assim, através de seu desempenho agradáveis benefícios para a organização.

 Iêda Figueira
Luciane da Silva
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 

INFORMÁTICA DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO



INFORMÁTICA DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO
De posse da ferramenta mais importante do século xxi, os administradores podem trabalhar com mais eficiência e qualidade, com o avanço da tecnologia informatizada, trabalhos que levariam dias para serem concluídos, hoje você finaliza em poucos minutos. Porque a informática ti propicia a essa rapidez e  comodidade  para você e o seu cliente? 
Dentro de uma analogia a informática é indispensável para qualquer trabalhador do século xxi, sem o uso dela englobaria uma serie de fatores que levariam a nossa empresa a perder espaço no mercado diante a concorrência, por isso temos que a cada dia nos familiarizar com a informática, para que possamos ter êxito em nossa em nossa carreira profissional.

Sendo assim para ser um ótimo administrador, obrigatoriamente devemos saber manipular bem a informática com tudo aquilo que abrange dentro da área da administração, o respeito,  dignidade, compromisso com o seu trabalho, observando as idéias do outro, havendo sempre atualizações no intuito de estar cada vez mais preparado para o mercado de trabalho. Somando tudo isso acarreta em um excelente administrador...



Acadêmico: Odair Daniel de farias Osório.



MICROSOFT E O KINECT


Darlen Raquel
De acordo com o site inovação tecnológica o kinect, um dos aparelhos que estão em alta no mercado, parece ter pagado todos os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Sendo assim, pesquisadores da Microsoft publicaram um artigo revelando novas inovações para o produto.
A inovação é que a partir de uma única imagem, é possível reconhecer partes do corpo humano em tempo real.  Através de um sensor infravermelho do kinect, pode-se observar a distância de cada parte do corpo e associá-la ao pixel o grau de profundidade. Esse pixel da imagem é ligado ao algoritmo, que cria uma imagem com uma fisionomia borrada.
“Os pesquisadores treinaram o sistema usando uma biblioteca de imagens de captura de movimento.”
Sendo assim, uma vez identificadas, as partes do corpo segundo os pesquisadores daqui para frente, possa haver a chance de ser construído um esqueleto 3D.