Numa empresa o administrador deve ter iniciativa, criatividade, autonomia, autoconfiança e otimismo. E para motivar seus funcionários deve oferecer uma qualidade no tratamento aos seus trabalhadores, pois influencia fortemente em seu desempenho, ou seja, bom tratamento trás bom desempenho. Motivar requer dialogo, compreensão, interação, respeito e humanização no ambiente de trabalho.
O administrador não pode ignorar a existência da motivação (é proporcionar um motivo a uma pessoa, estimulando a agir de maneira desejada, pois é certo que a pessoa a que trabalha numa empresa deve ter seus motivos (é qualquer coisa que leva a pessoa a praticar uma ação), para assim proceder.
Para Silva (1997, p.74) ``Motivação do ponto de vista do administrador pode afirmar que ela compreende a criação de condições que proporcionam satisfação ao pessoal que trabalha sobre sua ordem``. Mas não é tão simples, pois cada ser humano é diferente, portanto suas necessidades são individuais, por exemplo, o que é motivação para um, pode não ser motivação para o outro.
Alguns tipos de motivação:
· Melhor remuneração;
· Projeção e prestigio social;
· Oportunidade de progredir;
· Trabalho interessante;
· Tratamento humano.
Podemos concluir que motivação é primordial para o bom desempenho das empresas, pois cada pessoa precisa de um motivo satisfatório para produzir e desenvolver melhor seus trabalhos para alcançar seus objetivos.
Referência:
SILVA, Adelphino Teixeira da. Administração e controle. 10.ed. São Paulo: Atlas S.A, 1997.
Gisele B. Pimheiro
Lauren Oliveira
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