O sucesso competitivo das empresas atualmente, depende sobremaneira de suas ações de inovação, quer seja mediante a adoção de novas tecnologias e produtos, como por meio de novas formas de gerenciamento da organização e até mesmo pela percepção de novas oportunidades em mercados conhecidos ou novos mercados.
É importante mencionar que nem todas as inovação impactam com a mesma força as organizações que as comportam. Desta forma, podemos distinguir duas amplitudes: inovações radicais ou de ruptura, e inovações incrementais ou progressivas.
Para inovar,essencial que se conheça o que faz concorrência.Entretanto, isto não basta, pois não é suficiente conceber e fabricar produtos e serviços de qualidade superior à dos concorrentes, deve-se também conhecer o impacto destes sobre o mercado. Para tanto, a inteligência empresarial é uma das principais ferramentas e uma preciosa fonte de inovação, pois nutre este processo com informações apreendidas do ambiente exterior.
A inovação, como já mencionado, é uma condição necessária para o sucesso de qualquer tipo de organização inserida em ambientes de alta competitividade. Entretanto, inovar suscita uma série de questões muitas vezes conflitantes com as quais as empresas se deparam. O próprio conceito de empresa como sendo um local de mera transformação de matérias-primas em produtos finais, ou de prestação de serviços, é questionável, pois as empresas tendem a ser identificadas conforme sua capacidade de modificar-se em sua estrutura para se adaptar ao contexto onde ela atua. A capacidade de modificar a própria estrutura nada mais é do que a habilidade e pré-disposição em lidar com eventos aleatórios, visando continuamente solucionar os problemas que se apresentam, ou seja, para cada nova situação que se revele às organizações, novos problemas advirão e, como conseqüência, novas soluções devem ser propostas. Se os resultados obtiverem sucesso, tem-se aí uma inovação.
<!--[endif]-->A inovação é generalizada – todos sentem-se comprometidos com o processo de inovação, não existe um grupo específico encarregado de zelar pela criatividade.
<!--[endif]-->A inovação é estimulada – toda idéia nova é bem-vindas e a criatividade e a ousadia são recompensadas.
<!--[endif]-->A inovação não tem limites, não se restringem à área tecnológica.
<!--[endif]-->A inovação é cultuada mediante conversas , histórias e lendas.
<!--[endif]-->A inovação é interativa – os vários canais de comunicação devem ser abertos garantindo autentica interação, sendo essas redes (profusas e ricas) flexíveis e pouco controladas.
DEA em Informação Científica e Tecnológica: Vigilância Tecnológica e Inteligência Competitiva pela Université d’Aix-Marseille III, Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela PUCPR e Professor do Curso de Administração da SPEI e FESP
Ângelo Madson
Inovações radicais: são aquelas que modificam profundamente e de modo definitivo os parâmetros atuais até então existentes, no que diz respeito a qualquer um dos tipo de inovação anteriormente mencionados. Segundo RETOURNA (1995), cumpre-se assinalar que uma inovação radical exige a invocação de um saber-fazer novo assim como novas competências instauradas, sobretudo quando se trata do aparecimento de novas tecnologias.
Inovações incrementais: são aquelas onde não é exigido um novo saber-fazer, pois constituem-se fundamentalmente em melhorias progressivas dos parâmetros de referência vigentes.