Darlen Raquel
De acordo com Alexis Gonçalves, competir através de Inovação Disruptiva é o nome do jogo no momento em que os clientes estão reavaliando suas antigas concepções de custo e valor. Historicamente, os vencedores que surgem de uma recessão são as empresas que mudam o jogo, e não as que suspendem a inovação. Proteger um negócio somente através de corte dos custos não é suficiente para impedir que empresas inovadoras atraiam clientes através de novas ofertas que criam maior valor. Na verdade, até as pequenas empresas, quando oferecerem a seus clientes mais inovações pelo mesmo preço, podem inclinar o campo a seu favor, independentemente do tamanho dos seus concorrentes. Se você fizer uma avaliação das inovações disruptivas nas últimas décadas você descobrirá que a chave do sucesso para a inovação é impulsionada principalmente por três capacidades críticas:
1. A capacidade de antecipar e agir sobre descontinuidades do mercado e sobre as necessidades não atendidas, com um foco especial no modelo de negócios.
2. A capacidade de articular os esforços de inovação incremental e disruptiva em torno de uma aspiração única e compartilhada.
3. Uma mentalidade que utiliza as oportunidades de inovação disruptiva para alimentar a estratégia organizacional e – da mesma forma – que utiliza a estratégia organizacional.
Outra área importante para abordar é que muitas empresas segregam seus esforços de inovação incremental e suas iniciativas para inovação disruptiva. Um problema com essa abordagem é que às vezes pode ser impossível diferenciar uma idéia elementar de uma idéia disruptiva (para mudar o jogo) quando essa idéia está em seus estágios iniciais para alimentar a busca de oportunidades de inovação disruptiva. Para garantir que tanto a inovação radical como a inovação incremental sejam atendidas, é preciso atenção às seguintes regras:
1. Não selecione oportunidades na fase de idéia (inicial). Em vez disso, use as idéias como blocos de construção de oportunidades mais amplas e, uma vez que essas idéias estejam mais elaboradas, avalie o seu total potencial e seu risco.
2. Crie plataformas de crescimento como uma seqüência de inovações incrementais que se acumulam até chegar a um ponto de disruptura. Novas abordagens precisam ser aprendidas, tecnologias encontradas e licenças obtidas. Todos estes passos podem ser seqüenciados em um caminho de migração, que combina diferentes níveis de inovação e que orienta a organização a sua meta de crescimento.
Fonte: http://www.economia.ig.com.br/empresas/licoes+para+alcancar+a+inovação+disruptiva/a1238125544423.html
Disruptiva: que causa ou tende a causar disrupção; que rompe.
Disrupção: ruptura.