segunda-feira, 21 de março de 2011

ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA


Darlen Raquel

De acordo com GOUVEIA (2008) “Administração é o ato de trabalhar com e através de
pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. É administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido.
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. ’’
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-a-administracao/24901/


Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica


A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NAS EMPRESAS



Darlen Raquel

Desde as primeiras aplicações computacionais nos ambientes de manufatura, já a partir da década de 1960, que a Tecnologia da Informação (TI) vem crescendo com numerosos aplicativos de software, apoiando os processos produtivos. Neste contexto de evolução tecnológica, as empresas de manufatura têm investido de forma crescente na TI como ferramenta competitiva e estratégica, contribuindo não mais apenas para a eficiência na redução dos custos operacionais, mas também para outros fatores competitivos, como melhor qualidade dos produtos oferecidos, flexibilidade da produção, velocidade de entrega, melhores serviços, entre outros benefícios, diretamente relacionados à TI. De diferentes formas, a TI tem contribuído para se atingir esses objetivos estratégicos. Uma dessas áreas é o Planejamento e Programação da Produção (PCP), responsável por planejar, programar e controlar as operações de manufatura, de forma a alimentar os clientes com informações atualizadas sobre as entregas dos produtos e permitir a programação dos fornecedores de matérias-primas. Nesse contexto, a TI pode ser uma arma competitiva, desde que bem gerenciada. Assim, este artigo tem por finalidade mostrar a integração das novas tecnologias de automação e o papel dos sistemas de informação como ferramenta de apoio ao processo de planejamento e controle da produção, em uma empresa de manufatura do setor metal-mecânico.