segunda-feira, 28 de março de 2011

MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL




MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL

Darlen Raquel
Edinelma Sá
Heliane Oliveira

 


A motivação como o próprio nome diz, se refere a expressão de motivar, levantar.
“ A motivação refere-se as forças que energizam, dirigem e sustentam o esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários, como, piscar de olhos ( que geralmente tem pouco a ver com a administração ), é motivado. Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho com habilidades e entendimentos adequados de sua função, essa pessoa será altamente produtiva .“ (BATEMAN; SNELL, 1998, p. 360 ).
De acordo com os autores, os administradores, precisam de uma maneira para motivar os seus funcionários, ou seja, existem segundo eles, cinco metas, que mostram como a empresa deve motivar as pessoas à:
1.    Fazer parte da organização;
2.    Permanecer na organização;
3.    Comparecer ao trabalho regularmente;
4.    Ter bom desempenho;
5.    Demonstrar cidadania.
Através disso, grandes  pessoas se tornam funcionários comprometidos e desempenhados a fazer tarefas que possam ajudar a sua empresa, tornando-a mais produtiva e passando a ter uma organização que possa funcionar sem turbulências. Administradores eficientes, precisam e necessitam desempenhar suas funções com motivação e entusiasmo, podendo oferecer a seus colaboradores, facilidades como: treinamentos, ferramentas necessárias para desempenhar um bom trabalho, sem os quais, até mesmo pessoas altamente motivadas não terão  bom desempenho.  Ainda, assim, mesmo elas tendo tudo o que precisam, elas necessitam estar dispostas a isso.

Pois,  de acordo com BATEMAN; SNELL (1998, p. 361), “ As melhores abordagens, incluem as praticas de estabelecer metas, reforçar o desempenho, satisfazer as necessidades das pessoas, criar funções motivantes e influenciar as crenças das pessoas sobre o desempenho, alcançar equidade e oferecer uma vida de trabalho de alta qualidade.
Referência:
BATEMAN, Thomas S, e SNELL, Scott A. Administração: Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas S.A, 1998.

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