segunda-feira, 28 de março de 2011

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO



 Edilene  Teixeira 
Everton Patrick


Através de pesquisa ralizada no livro Administração dos autores Freeman e Stoner, constatamos que nunhuma organização pode funcionar sem uma toria de motivação, todavia, admiistradores utilizam esse recurso para elevar/alcançar o sucesso da empresa.
Para Freeman e Stoner (2010, p.322), motivação é "os fatores que provocam,canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo". Neste livro existem três modelos de teoria da motivação:
  • Teoria do Modelo Tradicional - o modelo tradicional é associado a teoria de Frederick Taylor e à administração científica: essa motivação utiliza o sistema de incentivo salarial onde quem trabalha mais merece ganhar mais, de início esse sistema parecia funcionar,entretanto à medida que a produção aumentava, os administradores notavam que não havia a necessidade de muitos trabalhadores exercendo tarefas específicas, assim, existian muitas demissões, com isso os trabalhadores começavam a exigir estabilidade no trabalho, de preferencias a aumentos salariais tempoarios e insignificantes.
  • Teoria do Modelo das Relações Humanas - segundo o pensamento de Elton Mayo e outros pesquisadores, a repetição das tarefas e o tédio, diminuiam a motivação dos trabalhadores, conclusão óbvia "os administradores poderiam motivar os empregados reconhecendo suas necessidades sociais e fazendo com que se sentissem úteis e importantes" (FREEMAN e STONER, 2010, p. 322)
  •  Modelo de Recursos Humanos - nesse modelo Mc Gregor e outros pesquisadores criticam os dois modelos anteriormente cirtados denominando-os de Teorias X e Y. De acordo com Mc Gregor (1960 apud Freeman e Stoner 2010, p.322) a teoria X  "trata-se de uma visão tradicional da motivação, afirmando que o trabalho é desagradável para os empregados que devem ser motivados através de força, de dinheiro ou de elogios". Na teoria Y é mais otimista "é a suposição de que as pessoas são inerentemente motivadas a trabalhar e a realizar um bom serviço" (MC GREGOR, 1960 apud FREEMAN  e STONER, 2010, p. 323)


Referência Bibliográfica:

FREEMAN, R. Edward; STONER, James A. F.. Administraçao. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010  

Nenhum comentário:

Postar um comentário