sexta-feira, 1 de abril de 2011

ROTINAS ADMINISTRATIVAS


Para uns poderia ser o simples fato de arquivar um documento, para outros, se-lo ia o de trazer cafezinho para o chefe, mas, a titulo de verdade, esta área é bem mais complexa, ela exige do profissional uma apurada capacidade de liderança, bem como, de noção administrativa.
                A função de auxiliar existe deste o Império Romano, quando era publicado pelos imperadores a Acta Diurna, que era o documento de informação e documentação do antigo Império. Nesta Acta, informava-se, por exemplo, sobre a distribuição de pão ou sobre alguma batalha vindoura, supostamente, conquistadas por Roma. Era na realidade um documento administrativo.     
                Ao longo do tempo, foi-se aprofundando o sistema de comércio marítimo entre o Ocidente e Oriente, junto com as navegações exigia-se que os navegadores tivessem sólidas informações cartográficas, vai lá, novamente teria um auxiliar administrativo na embarcação. Mas não apenas de notícias históricas vive a profissão. Hoje em dia o maior desafio é conquistar solidez num mercado cada vez mais competitivo, a instrução até que existe, doravante, não existem vagas para todos no mercado de trabalho, o que faz então um profissional adentrar neste campo minado é a qualificação profissional.
             Sob a batuta do professor Erick Lima, em Natal ,Rio Grande do Norte, a turma de Rotinas Administrativas, versão 2010, aprende as obrigatoriedades da função. Neste momento mesmo, estamos redigindo documentos ( Ata, Memorando, Declaração....), enquanto que, eu e meu cúmplice: Claudio Fernandes e Pedro Paulo, publicamos este notório artigo.
             Administração é isso: capacidade de se fazer compreender, saber fazer desenvolver idéias, saber respeitar hierarquia, saber redigir documentos e para aqueles  que nos criticam, que nos sirvam cafezinho. 
 Andréia Portela
Referência:

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