Na visão dessa escola e de seus autores, não há forma ideal de administrar empresa, uma vez que tudo depende do momento econômico e das tecnologias envolvidas na produção, somados ao preparo das respectivas estruturas pra enfrentar oscilações nas tendências de mercado, respondendo prontamente aos desafios que se sucedem.
As pesquisas mais recentes sobre essa teoria procuravam definir qual o modelo de estrutura seria mais eficaz para determinado tipo de indústria. Conclui-se que a estrutura da empresa irá depender das características do ambiente externo e da interação empresa-ambiente, não existindo a melhor forma (the best way).
Todos convivem com organizações desde a mais tenra idade, portanto, temos alguns conhecimentos de administração. Por outro lado, nunca sabe tudo sobre administração: aprende-se para o resto da vida e a atualização deve ser uma constante na vida do bom administrador.
Administração se faz principalmente com bom senso, muito trabalho e muita responsabilidade. Não existe uma receita de bolo. Cada caso é um caso e, neste ponto, a teoria da contingência é perfeita. O conhecimento dos princípios básicos é porem, indispensáveis ao administrador e cada abordagem ou teoria acrescenta novos pontos de vista e novas formas de lidar com as situações encontradas nas organizações.
Lauren Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário